25 julho 2014

Querido John: Não tão querido assim.

Contém Spoiler!
 

Querido John - O que você faria com uma carta que mudasse tudo? - Nicholas Sparks

Sua bela sinopse:

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.”

~~~~ * ~~~~ * ~~~~ * ~~~~ * ~~~~

Para mim, um final inconformável
Um romance bom, bem escrito, comovente. Sendo que são essas características apenas até uma parte:
Não me conformei com o final!
Achei que terminou de uma forma NADA comovente, e NADA verdadeira.
Um final mal elaborado e asqueroso.
Seria um romance muito bom se não fosse por isso.

Como pode o John querer vender a única lembrança que tinha do pai para ajudar a outro homem que ficou com a mulher que ele amava?!
John estava longe dela, sim... Sendo que ela prometeu esperá-lo, prometeu amá-lo! E quem ama espera até o fim do mundo (Quando a pessoa tem intenção de voltar, e confirma que vai voltar).
Ela não esperou, casou-se com um homem que tragicamente ficou debilitado. Chega o John, vê que ela está com outro, e por AMÁ-LA DEMAIS ajuda ao homem a se recuperar, gastando sua ÚNICA lembrança que tinha do pai, só para ela SER FELIZ COM OUTRO HOMEM!
Ama de verdade? Tudo bem... Mas ela não o amou de verdade, não o valorizou, a ponto dele querer fazer esse sacrifício, e como recompensa: perdê-la!
Concordo na intenção dele querer que ela seja feliz (apesar dela não merecer), mas não concordo em ele sacrificar algo precioso para isso!
Sinceramente, achei isso nada romântico. Achei pura tolice!

Fora esse trágico final, a história é bonita.

Se recomendo?
Não, não recomendo.
Mas vai do gosto de cada um. =)

Um comentário:

  1. Eu também odeio esse final :( Deu vontade de dar um soco no Nicholas Sparks haha!

    ResponderExcluir