23 julho 2014

My Life



Um livro especial:
Livro que, até agora, não vi ninguém comentar sobre. Se já viram alguém, então me diga! =)
A bíblia! Não há livro mais perfeito que esse!
É minha vida, minha paixão, meu Tudo!
É a Palavra de Deus, Nosso Senhor! Por que não comentar, não é?
Acho que para comentar é até difícil, por ser tão rico, tão complexo, e tão Vivo!
É como se fosse... Bom, não... Digo, é, um alimento!
Necessitamos de alimento todos os dias, não é? Como: Café da manhã, almoço, jantar... Assim vejo a bíblia! Vejo como alimento de todos os meus dias. Aquele alimento que me dá vida, amor, coragem, força...
Sinceramente, não tenho palavras para descrever o que isso significa para mim. Eu nem ia postar, porque realmente não tenho palavras, e também nem todos vão se interessar, porque cada um tem sua crença, seu modo de pensar... Mas para isso serve o blog também, não é? Aqui escrevemos o que pensamos, o que achamos, o que cremos... Enfim... Escrevemos o que queremos.
Então está aí... Essa bíblia da foto é da tradução de Jerusalém, que é minha preferida, pois é uma tradução mais aproximada da original. E sim, é católica.
Escrita pelos apóstolos, profetas, inspirados por Deus.
É aí, fora em outras coisas, que Deus me mantém forte, que me consola, me alegra, me corrige... É onde converso com Deus e Ele conversa comigo.
Enfim, é minha vida!

E vou escrever o trecho em que está justamente nessa página:
“Fidelidade a Iahweh: Lembra-te destas coisas, Jacó, e tu, Israel, pois és o meu servo.
Eu te modelei, tu és para mim um servo, Israel, tu não serás esquecido.
Dissipei tuas transgressões como névoa, e os teus pecados como nuvem;
Volta-te para mim, porque te redimi.
Exultai ó Céus, porque Iahweh o fez!
Erguei altos gritos, ó profundezas da terra!
Daí gritos de alegria, ó montes e florestas e todas as árvores que aí se encontram,
porque Iahweh resgatou Jacó e se glorificou em Israel.” (Is 44, 21-23)

Para quem queira saber sobre os livros, colocarei uma parte do índice da bíblia Jerusalém:

Lista dos livros da bíblia Hebraica
O cânon da Bíblia hebraica, fixado pelos judeus da Palestina por volta da era cristã, é conservado pelos judeus modernos e, para o Antigo Testamento, pelos evangélicos.
Eles aceitam só os livros hebraicos, excluindo os livros escritos em grego e os suplementos gregos de Ester e Daniel.
A Bíblia hebraica está dividida em três partes, na seguinte ordem:

1. Lei (Pentateuco)
1. Gênesis (designado pelas primeiras palavras do texto: “No principio”)
2. Êxodo (“Estes são os nomes”)
3. Levítico (“E Iahweh chamu Moisés”)
4. Números (“No deserto”)
5. Deuteronômio (“Estas são as palavras”)

2. Profetas
A. “Profetas anteriores
6. Josué
7. Juízes
8. Samuel (1º e 2º reunidos)
9. Reis (1º e 2º reunidos)
B. “Profetas posteriores
10. Isaías
11. Jeremias
12. Ezequiel
13. “Os Doze” Profetas, na ordem retomada pela Vulgata: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

3. Escritos(ou Hagiógrafos)
14. Salmos
15. Jó
16. Provérbios
17. Rute
18. Cântico dos Cânticos
19. Eclesiastes(“Coélet”)
20. Lamentações
21. Ester
(Os cinco últimos livros são designados pelo nome de “Cinco Rolos”; eram lidos durante as festas judaicas.)
22. Daniel
23. Esdras-Neemias
24. Crônicas.

A Bíblia hebraica contém, portanto, “Vinte e quatro livros”.

Lista dos livros da Bíblia Grega
A Bíblia grega dos Setenta (LXX), destinada aos judeus da Dispersão, engloba, numa ordem que varia segundo os manuscritos e as edições:
1. os livros da Bíblia hebraica, traduzidos para o grego com variantes, omissões e adições (Importantes nos livros de Ester e Daniel);
2. alguns livros que não pertencem à Bíblia hebraica (Vários dos quais, porém, refletem um original hebraico ou aramaico) e que entraram no Cânon cristão (“deuterocanônicos”); a igreja os têm como inspirados do mesmo modo que os livros da Bíblia hebraica; eles são mencionados em itálico na lista abaixo;
3. alguns livros que, utilizados esporadicamente pelos Padres da Igreja ou pelos antigos escritores eclesiásticos, não foram aceitos pela igreja cristã (“apócrifos”). Eles são mencionados entre colchetes na lista abaixo.
 Com exceção dos livros apócrifos, a lista dos livros da Bíblia grega é igual (numa ordem diferente) à do Antigo Testamento aceita pela igreja.
Damos abaixo a lista dos livros da Bíblia grega dos Setenta, conforme a edição de Rahlfs.

1. Legislação e História
Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio

Josué
Juízes
Rute
Quatro “livros dos Reinos”:
1 e 2 = Samuel; 3 e 4 = Reis

Paralipômenos, 1 e 2 (= Crônicas)
[Esdras 1] (apócrifo)
Esdras 2 (= Esdras – Neemias)

Ester, com os fragmentos próprios do grego
Judite
Tobias
Macabeus 1 e 2
[mais 3 e 4 apócrifos].

2. Poetas e Profetas
Salmos
[Odes]
Provérbios de Salomão
Eclesiastes
Cântico dos Cânticos
Livro da Sabedoria
(“Sabedoria de Salomão”)
Eclesiástico (“Sabedoria de Sirac”)
[Salmos de Salomão]
Doze profetas menores (“Dódeka profeton”), na seguinte ordem: Oséias, Amós, Miquéias, Joel, Abdias, Jonas, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Isaías
Jeremias
Baruc ( = Baruc 1-5)
Lamentações
Carta de Jeremias ( = Baruc 6)
Ezequiel
Susana ( = Daniel 13)
Daniel 1-12 (3, 24 – 90 é próprio do grego)
Bel e o Dragão ( = Daniel 14)

~~~~~~~~ *** ~~~~~~ *** ~~~~~~ *** ~~~~~~ ***~~~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário