20 julho 2014

A Menina Que Roubava Livros



Sinopse:

'- Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade  próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. 
Há muitos personagens fundamentais na história de Liesel, como Max Vanderburg, Rudy Steiner, seu melhor amigo, o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. -'

***

O que posso dizer desse livro?
Não me arrependo, de modo algum, de tê-lo comprado. Sei que meu dinheiro não foi jogado fora. Investi em ler uma história linda, com personagens perfeitos. Um livro que há lição de vida e lição de amor. Simplesmente emocionante.
À medida em que lemos, percebemos a transformação de Liesel... Não fisicamente apenas, mas sim psicologicamente e emocionalmente. Assim como também há mudanças nos pais de Liesel... (Pais adotivos). 
Uma menina que cresce em meio a uma guerra mundial, longe de sua família de sangue, e aprende a conviver com sua nova família, a qual depois aprendeu a amar, como se fosse de seu sangue.
O que mais admirei em Liesel foi o fato dela amar a leitura. Amar tanto, a ponto de ter ânsia em roubar livros, que aliais nem sabia de que assunto se tratava. Impressionante! 
O amor também pelo seu pai adotivo, que logo quando o conheceu, a amizade brotou... Amizade = Amor = Confiança. 
É uma história sofredora, isso não dá para esconder. Eu, particularmente, não pude evitar de chorar no fim.  É cruel! Mas é muito bom! Uma leitura que vale muito a pena!
O que posso dizer é isso: Valeu a pena! ê ê! 
Se eu ler esse livro por duzentas vezes, chorarei as duzentas! 

E ta aí uma frase do livro que me encantou:
"Os seres humanos me assombram"
#SemMais

2 comentários:

  1. Sempre ouvi falar muito bem desse livro,mas, ainda não tive a oportunidade de ler, com certeza estará nas minhas próximas leituras!

    ResponderExcluir